Blog


Comparações

Novo método analisa os dentes para fazer identificação biométrica

As bandas de Hunter-Schreger, são marcas invisíveis a olho nu presentes no esmalte dos dentes


Os dentes possuem marcas únicas assim como as impressões digitais, as bandas de Hunter-Schreger. Pesquisadores da Unicamp estão estudando uma nova tecnologia que permitirá que pessoas venham a ser identificadas no futuro dessa forma. A análise das bandas não irá substituir a identificação por DNA, por exemplo, mas poderá ser usada em situações em que ela não for possível.

As bandas de Hunter-Schreger são listras invisíveis a olho nu presentes no esmalte do dente. O esmalte é a estrutura mais mineralizada do nosso organismo e por isso resiste melhor ao tempo e as intempéries.

As marcas resistem após a morte do indivíduo por centenas e até milhares de anos – há registros desses sinais preservados em animais mortos há 60 milhões de anos.

Bem provável que esse método venha a ser usado apenas em ocasiões especiais para identificar o indivíduo, quando os métodos tradicionais – análise de DNA, de impressões e de arcada dentária não forem possíveis.

O principal desafio é obter imagens com qualidade porque, na verdade, os dentes já têm trincas e isso dificulta a visualização das bandas.

Fonte: IG






Rua Rafael Iório, 199 - Campo Belo
São Paulo / SP - CEP 04615-050

Querido Clínica de Odontologia (CRO: 9.805)
Técnico responsável – Dr. Maurício Querido (CRO: 54.691)

(11) 5093-4366
(11) 2886-4566
(11) 96433-8456

2020 - Querido Reabilitação Oral & Estética

Abrir Chat