Conversa franca…

Certa vez, um senhor estava passando o dia com seu neto, quando foi surpreendido com uma pergunta muito estranha:
– Vô, se o senhor perdesse uma perna em um acidente, qual dessas opções escolheria: 1- Ficaria sem a perna, o que seria muito difícil, pois iria ter muita dificuldade para se equilibrar, andar, passear, além de piorar suas dores na coluna… Quando as pessoas te vissem na rua, iriam te olhar de maneira diferente, estranha, pois não é sempre que se vê uma pessoa sem perna na rua… O senhor não poderia mais caminhar com o cachorro e ainda teria que jogar metade dos seus sapatos fora, pois eles não iriam ter mais utilidade; Ou escolheria a opção 2- Colocaria uma perna mecânica, podendo assim andar melhor, colocar a calça normalmente e um sapato em cada pé… As pessoas nem iriam perceber que o senhor tinha perdido uma perna e a gente iria poder continuar fazendo nossos passeios que são tão legais!
O avô ficou meio desconfiado da pergunta e respondeu:
– Meu filho, isso não vai acontecer, graças a Deus eu tenho minhas duas pernas e por isso nem me preocupo com todas essas coisas que você me disse…
Mas o menino insistiu firmemente com a pergunta, até que o ovô respondeu.
– Ora, eu escolheria a opção 2, teria que continuar a vida e essa seria a melhor forma!
Assim o menino lhe fez outra pergunta:
– Então vô, por quê o senhor não coloca uma prótese de dente?
As vezes a gente não dá prioridade para uma coisa tão importante, que é o dente. Sempre arrumamos desculpas e vamos deixando pra depois. Os dentes ficam escondidos dentro da boca e todas as outras coisas, até mesmo simples e materiais, como um sapato, são mais valorizadas.
Pode parecer exagero, mas os dentes são tão importantes na vida das pessoas quanto suas pernas! Os dentes tem por função a mastigação, se a pessoa não se alimenta, ela fica fraca e pode até morrer. Sem os dentes, um adulto não consegue ter uma alimentação saudável e nutritiva, optando apenas por comidas mais moles e fáceis de engolir e com o tempo acabam até perdendo o apetite…
Os dentes também são muito importantes para a FALA, quando um adulto não tem dentes, ele volta a falar como bebê, as palavras vão saindo emboladas e com isso, ele acaba ficando mais quieto.
São muitos os problemas que a falta de dentes pode causar na vida de uma pessoa, baixa estima, insegurança, mas o mais triste deles, é que a pessoa perde a vontade de sorrir! Por isso, é muito importante que a pessoa que perdeu algum ou todos os dentes, procure um dentista que irá buscar a melhor maneira de restituir essa perda. Hoje em dia existem muitos métodos que fazem com que as próteses fiquem da forma mais natural possível, com resultados que literalmente transformam a vida das pessoas! Não deixe para depois, quanto mais o tempo passa, mais complicada fica a situação!! O dentista será o seu melhor amigo, seu confidente, pode confiar!!
Anna Karolina Sampaio Silva

Compartilhe: