A dor de cabeça pode ter solução no dentista

Estudos revelam que 73% da população adulta teve pelo menos uma dor de cabeça nos últimos 12 meses. Se você faz parte deste índice fique atento, pois o tratamento para sua dor pode ser encontrado no dentista.

Você sabia que mais de 90% de toda as dores de cabeça, são provenientes de problemas musculares.

 

Esta cefaléia é caracterizada como uma pressão ou aperto, como se houvesse uma faixa apertada em volta da cabeça. Normalmente, é localizada na testa, nas têmporas, na nuca e topo da cabeça. Podendo aparecer também nos ombros. Sua intensidade varia de leve a moderada.

Uma das disfunções que tem como sintoma a dor de cabeça tensional é o Bruxismo, este hábito inconsciente se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação temporomandibular. O ato de ranger ou apertar os dentes numa atividade muscular excessiva, pode resultar numa fadiga muscular ou processo inflamatório. A fadiga(cansaço muscular) provoca acumulo de ácido láctico causando a dor.

A má posição dental( problemas ortodônticos) assim como a ausência de dentes, provoca uma alteração na posição da mandíbula, forçando a Articulação Temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e posturais da cabeça, levando assim, à dor de cabeça.

Se além da cefaléia, você nota alguns dos sintomas abaixo, é sinal de que pode haver uma relação entre sua ATM e sua dor de cabeça:

-Ruídos ao abrir e/ou fechar a boca;

-Dor ao mastigar alimentos duros ou durante algum outro movimento da mandibular;

-Limitação da abertura da boca e

-Dor ao apalpar a área da ATM (logo à frente do ouvido).

Esses problemas, corretamente diagnosticados, podem possuir simples soluções no consultório odontológico.

O dentista deve estar apto para diagnosticar e buscar o melhor tratamento para cada caso.

Evitando assim, danos maiores as suas estruturas orais trazendo sua qualidade de vida de volta!

Dra. Larissa Taís

Especialista em Reabilitação Oral