Cirurgião Orofacial, ou Estética Orofacial

A busca de um sorriso atraente e agradável tem levado as pessoas a procurarem, cada vez mais os profissionais de Odontologia, pois um belo sorriso, além de contribuir para a autoestima do paciente, é considerado uma característica estética de extrema importância para a sociedade.

Nos últimos anos, o número de melhorias faciais não cirúrgicas atingiu proporções astronômicas, isso porque, ao término de tratamentos reabilitadores orais complexos, diversos pacientes questionavam se não seria possível fazer algo adicional em seus lábios, queixo e face. Assim, o cirurgião dentista passou a oferecer aos seus pacientes uma reabilitação oral mais abrangente, na qual, a face pode ser moldada e pequenas irregularidades e assimetrias podem ser melhoradas com técnicas de utilização de proteína botulínica, o famoso Botox, e de preenchimento orofacial.

O uso da proteína botulínica é comumente visto pela sociedade como uma solução de problemas estéticos, na prevenção e tratamento de rugas, mas é importante esclarecer que a atuação dessa substância se dá no plano muscular e assim, abrimos um leque de possibilidades e benefícios, quando bem indicada também de forma terapêutica. A proteína botulínica pode ser indicada em diferentes patologias clínicas, como; Apertamento, Bruxismo, Disfunções Temporomandibulares, Sorriso Gengival, Perda de Suporte de Lábios, Cefaléias Tensionais, dentre outras.

Conhecer os elementos de diagnóstico e estabelecer o planejamento para promover um sorriso harmonioso e bem balanceado tornou-se uma necessidade no dia a dia do consultório odontológico. O cirurgião dentista tem o privilégio de usar tratamentos transcutâneos para harmonizar a face do paciente para seu melhor aspecto natural. A utilização de preenchedores intra-dérmicos modificou de forma grandiosa a abordagem de correções estéticas da face, diminuindo a quantidade de procedimentos cirúrgicos estéticos, que acabavam trazendo maior sofrimento para o paciente.

O ácido hialurônico tem se mostrado o melhor material preenchedor do mercado, devido a sua alta biocompatibilidade, ou seja, por ser um material reabsorvível, interage melhor com as características da face, se adapta as mudanças que ocorrerão com o tempo, além de ser extremamente seguro.

A estética do sorriso baseia-se em uma avaliação não apenas dos dentes, mas de sua relação com os tecidos tegumentares (gengiva e lábios) e com a face. Quando tratamos um sorriso, se não tratarmos também tudo o que está ao seu redor, como gengiva, lábios e face, causaremos um desequilíbrio estético na face, pois um sorriso saudável, simétrico, clareado e jovem não estará em harmonia com lábios murchos, caídos, e nem com uma face de aspecto envelhecido, cansado ou zangado.

É impressionante a transformação que a junção desses procedimentos à odontologia pode causar na autoestima, qualidade de vida e bem estar das pessoas que os procuram. Os resultados são excelentes e sempre apresentados da forma mais natural possível!

Conversa franca…

Certa vez, um senhor estava passando o dia com seu neto, quando foi surpreendido com uma pergunta muito estranha:
– Vô, se o senhor perdesse uma perna em um acidente, qual dessas opções escolheria: 1- Ficaria sem a perna, o que seria muito difícil, pois iria ter muita dificuldade para se equilibrar, andar, passear, além de piorar suas dores na coluna… Quando as pessoas te vissem na rua, iriam te olhar de maneira diferente, estranha, pois não é sempre que se vê uma pessoa sem perna na rua… O senhor não poderia mais caminhar com o cachorro e ainda teria que jogar metade dos seus sapatos fora, pois eles não iriam ter mais utilidade; Ou escolheria a opção 2- Colocaria uma perna mecânica, podendo assim andar melhor, colocar a calça normalmente e um sapato em cada pé… As pessoas nem iriam perceber que o senhor tinha perdido uma perna e a gente iria poder continuar fazendo nossos passeios que são tão legais!
O avô ficou meio desconfiado da pergunta e respondeu:
– Meu filho, isso não vai acontecer, graças a Deus eu tenho minhas duas pernas e por isso nem me preocupo com todas essas coisas que você me disse…
Mas o menino insistiu firmemente com a pergunta, até que o ovô respondeu.
– Ora, eu escolheria a opção 2, teria que continuar a vida e essa seria a melhor forma!
Assim o menino lhe fez outra pergunta:
– Então vô, por quê o senhor não coloca uma prótese de dente?
As vezes a gente não dá prioridade para uma coisa tão importante, que é o dente. Sempre arrumamos desculpas e vamos deixando pra depois. Os dentes ficam escondidos dentro da boca e todas as outras coisas, até mesmo simples e materiais, como um sapato, são mais valorizadas.
Pode parecer exagero, mas os dentes são tão importantes na vida das pessoas quanto suas pernas! Os dentes tem por função a mastigação, se a pessoa não se alimenta, ela fica fraca e pode até morrer. Sem os dentes, um adulto não consegue ter uma alimentação saudável e nutritiva, optando apenas por comidas mais moles e fáceis de engolir e com o tempo acabam até perdendo o apetite…
Os dentes também são muito importantes para a FALA, quando um adulto não tem dentes, ele volta a falar como bebê, as palavras vão saindo emboladas e com isso, ele acaba ficando mais quieto.
São muitos os problemas que a falta de dentes pode causar na vida de uma pessoa, baixa estima, insegurança, mas o mais triste deles, é que a pessoa perde a vontade de sorrir! Por isso, é muito importante que a pessoa que perdeu algum ou todos os dentes, procure um dentista que irá buscar a melhor maneira de restituir essa perda. Hoje em dia existem muitos métodos que fazem com que as próteses fiquem da forma mais natural possível, com resultados que literalmente transformam a vida das pessoas! Não deixe para depois, quanto mais o tempo passa, mais complicada fica a situação!! O dentista será o seu melhor amigo, seu confidente, pode confiar!!
Anna Karolina Sampaio Silva

Compartilhe:

Harmonização Orofacial

Em tudo na vida precisamos de equilíbrio! Equilíbrio significa harmonia, estabilidade, tudo aquilo que se distribui de maneira proporcional. A expressão “por em equilíbrio” significa igualar, contrabalancear. “Manter-se em equilíbrio” significa sustentar-se, e todos esses conceitos estão perfeitamente relacionados com a Harmonização Orofacial.
 
A odontologia moderna está buscando cada vez mais, não apenas tratar dores e doenças, mas trazer um equilibrio para que os resultados dos procedimentos se tornem cada vez melhores.
Baseados nesse conceito de equilíbrio, entendemos que os dentes devam estar em harmonia, esteticamente e funcionalmente, com a boca e a boca com a face, sendo esse o objetivo da Harmonização Orofacial, ou Harmonização Facial
 
A face sempre foi uma região de atuação do dentista e por sermos muito exigentes e detalhistas, percebemos a necessidade e insatisfação do paciente, mesmo após finalizarmos um sorriso bonito e alegre, quando os dentes apesar de adequadamente estéticos e funcionais, não estão em harmonia com os lábios murchos e com a face caída. Assim através de procedimentos estéticos, como a aplicação de produtos como o Ácido Hialurônico e a Proteína Botulínica, conseguimos alcançar resultados excelentes, satisfação do paciente, atingindo assim o equilíbrio com faces esteticamente harmônicas.
Trabalhamos para promover saúde, devolver função, autoestima, confiança e melhor qualidade de vida para nossos pacientes!

Mau Hálito

O mau hálito é um assunto muito delicado de ser tratado, pois pode ter um efeito devastador a saúde psíquica e emocional das pessoas! Embora seja um assunto de atuação interdisciplinar, ou seja, que possa ser tratado por diferentes especialidades, de acordo com os estudos mais recentes, mais de 90% dos casos são de ORIGEM BUCAL!!
 
Agora como saber se você tem mau hálito ou como avisar alguém que está com mau hálito?? Essas são questões bastante difíceis!
 
A pessoa com mau hálito se acostuma com o próprio cheiro (fadiga olfativa) e mesmo se estiver muito forte não consegue perceber, mas as pessoas que convivem com ela sentem e ficam constrangidas em avisá-la… É muito complicado!! 
Você vai sempre dando um passo para trás, outro passo para trás… até que chega na parede e você não sabe mais o que fazer, porque não aguenta ficar sentindo aquele cheiro! O portador começa a perceber as pessoas se afastando, evitando conversas e fica sem entender, pode ficar chateado e até desenvolver um caso de depressão! 
Por isso, não podemos ficar parados em relação a esse mau que parece simples, mas que pode causar tantos impactos na vida das pessoas… 
A melhor forma de resolver é PERGUNTAR! Pergunte para pessoas próximas se você está com mau hálito, fale pra elas serem honestas, que você não vai se chatear, explique que você precisa da opinião delas para poder resolver esse problema, que não será uma ofensa e sim uma grande ajuda.
Se você convive com alguma pessoa querida, que sofra desse mau, não deixe que ela fique passando por constrangimentos, tome o primeiro passo, com delicadeza, fale que você está percebendo que o hálito dela está diferente do habitual, dê um toque!! 

Hoje em dia existem até outros meios de ajudar essas pessoas, como por exemplo o S.O.S mau hálito, onde você pode fazer uma “denúncia” anônima e assim não ter que conviver com o mau hálito de um chef por exemplo.

O dentista será o seu melhor aliado na resolução desse problema!!
 
Anna Karolina Sampaio Silva

Cefaléia Tensional

Quando falamos sobre dor de cabeça, precisamos averiguar uma série de fatores que possam estar desencadeando a dor, mas na maioria das vezes, as dores de cabeça que sentimos no nosso cotidiano são de origem benigna e geralmente estão relacionadas a períodos de stress e tensão, é a chamada cefaléia tensional.

A cefaléia tensional é uma dor que parece um peso ou aperto na cabeça, é bilateral ou sentida na cabeça toda e geralmente é aliviada com o uso de analgésicos, por isso, as pessoas se auto medicam com remédios vendidos na farmácia sem receita médica.

Para caracterizarmos com mais precisão a cefaléia tensional, podemos considerar um tempo de dor de 30 minutos a 7 dias, com intensidade leve a moderada, sem latejamento, que não se agrava com atividades físicas do tipo subir escadas.

A cefaléia tensional, ao contrário da enxaqueca, geralmente não causa náuseas e a luz e barulho não incomodam tanto.

Apesar de ser uma dor mais suportável e não agravada pelas atividades do dia a dia, como o trabalho da pessoa, a cefaléia tensional quando frequente, causa bastante desconforto e sofrimento.

Pessoas com crises intensas, sentidas com frequência e por um tempo prolongado, não devem ficar sofrendo e se automedicando, pois existem tratamentos muito eficientes que proporcionam uma grande melhora na qualidade de vida.

A utilização do Botox para tratar esse tipo de dor de cabeça, tem demonstrado excelentes resultados, pois promove um relaxamento na musculatura, prevenindo dores intensas.

A aplicação é simples, prática e rápida, e os benefícios são muitos! Converse com um profissional habilitado para juntos discutirem o tipo de dor e acabarem com ela!

Atendimento Odontológico Domiciliar

O Atendimento Odontológico Domiciliar, também chamado de Home Care Odontológico ainda é pouco utilizado, pois ainda há poucos profissionais na área e também pela falta de informação sobre a importância da saúde bucal.
A saúde bucal está cada vez mais associada a saúde física em geral, muitas doenças sistêmicas podem ser causadas ou até mesmo agravadas por bactérias e doenças da boca.
A principal indicação para o atendimento odontológico domiciliar é a dificuldade de locomoção. Condição que pode ser gerada em pessoas que em função de uma situação clínica crônica ou transitória, apresentem uma complexidade no sistema biológico, psicológico e ou social, são os casos de:
– Idosos
– Pacientes acamados por acidentes
– Pacientes hospitalizados
– Pacientes com problemas neurológicos
– Pacientes com Síndrome do Pânico
– Pacientes depressivos
– Autistas
– Pessoas com obesidade mórbida
– Gestantes
O atendimento é o mesmo realizado dentro de um consultório odontológico, envolvendo uma logística em preparo e organização de equipamentos portáteis, considerando sempre a situação do paciente através de um tratamento individualizado de acordo com o perfil de cada paciente.
As pessoas responsáveis pela rotina dos pacientes, como cuidadores, enfermeiros e familiares, também devem participar do atendimento para serem devidamente orientados sobre possíveis cuidados com higiene e até mesmo sobre alguns processos do tratamento que dependam da participação do paciente para melhores resultados.
A nossa clínica possui todos os artifícios necessários para que o atendimento domiciliar seja realizado com a mesma qualidade de nossos atendimentos em consultório.
 Compartilhe essa informação, a saúde bucal é muito importante e pode haver alguém precisando bem próximo à você!
Um abraço
Dra. Karol Sampaio

Por de trás das cenas. Como é feito o Marketing

Muitas imagens que vemos na internet ou mídias sociais, são fabricadas.

Softwares como o Photoshop, entre outros, facilitam melhorar as imagens antes delas irem ao ar.

Algumas são fabricadas como este exemplo do vídeo abaixo. Fica mais fácil de entender.

Dê uma olhada:

Ou como este é feito com os dentes e o sorriso de alguém:

 

Não acredite em tudo o que vê.

5 curiosidades sobre o sorriso que lhe farão rir ainda mais

O sorriso é universal, inato e torna as pessoas mais felizes. Uma boa risada tem tantos e tão profundos efeitos positivos sobre o corpo e a mente que muitos dizem ser o melhor remédio para qualquer problema.

Se você está procurando razões para rir ainda mais, aqui nós lhe contamos cinco curiosidades sobre o riso:

 

1 – Estudos dizem que rir ajuda a perder peso. Pesquisas já calcularam que rir dez minutos por dia pode ajudá-lo a queimar as mesmas calorias que meia hora de exercício físico.

2 – Todos os anos, o sorriso é celebrado no O Dia Mundial do Sorriso, que ocorre na primeira sexta-feira de outubro. A ideia de celebrar este dia foi de Harvey Ball, o criador do mítico Yellow Smiley Face (rosto sorridente amarelo).

3 – O sorriso pode ser medido com um “medidor de sorriso”. É um dispositivo que funciona com software que estuda diferentes pontos do rosto, como os lábios ou o contorno dos olhos. Algumas empresas usaram o dispositivo para mediar o sorriso de seus funcionários

4 – Quando abrimos um sorriso de orelha a orelha, as pessoas que nos rodeiam costumam nos lembrar mais facilmente. É mais fácil para o cérebro humano memorizar uma pessoa sorridente do que uma que permanece séria.

5- Os bebês nascem com a capacidade de sorrir. Sabemos que eles podem sorrir sem que ninguém esteja ao seu redor. É um gesto que é integrado ao nosso DNA.

Fonte: Terra

Como aumentar sua produtividade por meio da rotina

Como você pode tomar as rédeas do seu dia antes mesmo do café da manhã? Todos nós já ouvimos falar sobre os incontáveis benefícios de acordar cedo e ter um início extremamente produtivo. Mas, se você é uma pessoa com hábitos noturnos por natureza, como treinar o corpo para conseguir acordar cedo sem se sentir cansado o tempo todo?

Bem, então como aproveitar melhor as primeiras horas do dia e adquirir hábitos positivos para aumentar a produtividade.

Você pode escolher o melhor horário para cada tipo de atividade que você deseja fazer durante o seu dia. Por exemplo, acordar as 5 da manhã para fazer exercício, desde que você decida e faça uma arrumação nos seus horários.

Descubra aquele melhor horário, que te faz se sentir bem, que funcione pra você!

Seguem alguns truques para ajudar as pessoas a realmente conseguirem levantar cedo – e não ficarem adiando o alarme. Todo o processo começa na noite anterior. Se você quer acordar às 5h, deve estar na cama mais ou menos às 21h. Para muita gente pode parecer cedo, mas a realidade é que se você quer ter um horário ideal para acordar, você precisa planejar o número de horas de sono. E, para isso, você também precisa garantir que vai conseguir parar o seu trabalho e tudo aquilo que tem de fazer para estar na cama no horário previsto.

Se a rotina noturna estiver estabelecida, as horas matinais serão muito mais fáceis. Todo o processo começa com a tentativa de amarrar o seu dia, ter um limite noturno rigoroso, se preparar para dormir e realmente estar na cama. Se você seguir estes passos simples, vai dormir bem e acordar renovado na manhã seguinte, sem a necessidade de colocar vários alarmes. Você simplesmente sai de casa, animado e pronto para dar andamento ao seu dia. A rotina noturna realmente é um fator chave.

Estabeleça metas para o curto e longo prazo. Estabeleça uma meta de 12 semanas, ou seja, de 3 meses. Não planeje nada muito sério para não te desmotivar, caso fique difícil de alcançar!

Estabeleça “hábitos âncora” que serão elementos chave para o cotidiano. São hábitos essenciais que tendem a acontecer, você fazendo ou não as coisas corretamente no seu dia. Podem ser, por exemplo, o simples ato de acordar, ir para o trabalho e fazer atividade física. Essas três coisas tendem a acontecer para a maioria das pessoas, na maioria das vezes. Um hábito âncora é algo que já está acontecendo. A questão é: se eu quero adicionar um novo hábito a minha rotina, ou se eu quero mudar ou melhorar algo que já faz parte dela, e eu vou baseá-lo naquilo que eu já estou fazendo.

Se você quer incluir a ioga no seu dia a dia, você precisa pensar da seguinte forma: “Eu já estou indo caminhar mesmo. Eu vou apenas fazer um pouco de ioga depois”. Ou, se você quer beber mais água, inclua o hábito logo após levantar da cama, todas as manhãs. Ou seja, esses hábitos extras podem ser encaixados nas coisas essenciais que você já faz.

Eu acho que é uma boa maneira de melhorar a vida sem ter que mudá-la completamente. Devemos fazer pequenas mudanças, que serão fáceis de realizar porque já temos uma rotina estabelecida, que funciona.

“Todo o processo começa com a tentativa de amarrar o seu dia, ter um limite noturno rigoroso, se preparar para dormir e realmente estar na cama. Se você seguir estes passos simples, vai dormir bem e acordar renovado na manhã seguinte, sem a necessidade de colocar vários alarmes”

Fonte: Forbes